Conheça o Campus PDF Imprimir

Visão geral da Instituição

O Instituto Federal Catarinense – IFC é composto pelos campi de Araquari, Camboriú, Concórdia, Rio do Sul, Sombrio, Videira, mais os núcleos avançados de Abelardo Luz e Brusque, atuando no ensino médio, técnico e superior. A sede da reitoria está instalada na cidade de Blumenau.

Em Concórdia são oferecidos os cursos de Técnico em Alimentos, Técnico em Agropecuária, Bacharelado em Medicina Veterinária, Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Física.

Histórico

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Concórdia iniciou suas atividades pedagógicas em março de 1965, como Ginásio Agrícola, tendo seu funcionamento autorizado pelo Decreto nº 60.731, de 19 de maio de 1967, formando a 1ª turma em 1968. Elevou-se de Ginásio Agrícola para a categoria de Colégio Agrícola, em 12 de maio de 1972, através do Decreto nº 70.513. Posteriormente, pelo Decreto nº 83.935, de 04 de outubro de 1979, passou a denominar-se Escola Agrotécnica Federal de Concórdia. Foi transformado em Autarquia Federal pela Lei nº 8.731 de 16 de novembro de 1993, vinculada ao Ministério da Educação, nos termos do artigo 2º do anexo I, Decreto nº 2.147 de 14 de fevereiro de 1997, através da Secretaria de Educação Média e Tecnológica - SEMTEC, adquirindo autonomia didática, disciplinar, administrativa, patrimonial e financeira. Por fim, através da Lei 11.892/2008, a Escola Agrotécnica Federal de Concórdia passou a integrar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, denominando-se Campus Concórdia.

A área total do IF Catarinense – Campus Concórdia é de 253 hectares 26.065m2 de área construída. Sua estrutura física é composta por Laboratórios de Informática, Biologia, Solos, Química, Física, Análises Sensoriais, Bromatologia, Microbiologia, Biotecnologia; Mini-usina de beneficiamento em Panificação, Laticínio, Produtos Cárneos e Vegetais; Ginásio de Esportes, Campo de Futebol com Pista de Atletismo, Refeitório, Biblioteca, quatro Alojamentos de Estudantes – Masculino e um Feminino, Centro Cultural, Centro Administrativo, Centro Pedagógico; Centro de Educação Tecnológica, Auditório, Parque Tecnológico – TECNOESTE e Equoterapia, Unidades Educativas de Produção Agrícola e Zootécnica. O quadro de Servidores deste Campus é composto por docentes efetivos e substitutos, técnicos administrativos e servidores terceirizados.

O campus ministra cursos técnicos de nível médio, voltados à Agricultura, Zootecnia e Agroindústria, concomitantes com o Ensino Médio, além de oferecer, desde 2005, curso superior em Tecnologia de Alimentos. Em 2010 foram implantados o bacharelado em Medicina Veterinária e a Licenciatura em Matemática.

Durante toda sua existência, o Instituto tem buscado atualização constante, modernizando o ensino, além de ter alcançado e beneficiado grande parte da população da região através de atividades de extensão, como: programas técnicos em rádios, jornais e televisão, exposições, feiras, dias de campo, visitas técnicas, seminários e palestras.